Insatisfação pode ser algo positivo, afinal de contas.
Isso é, se levarmos em conta que esse sentimento é uma reação natural ao desejo de querer sempre mais e melhor. É o caso de empresas de todos os portes e setores de atuação, por exemplo.
Ainda mais com os calafrios da crise econômica brasileira a rondar as frestas comerciais, essa insatisfação contínua pode render uma série de oportunidades, inclusive dentro do seu próprio negócio.
Muitas indústrias e lojas varejistas já têm feito isso. E você? Já está de olho nas carências e oportunidades no seu ramo de atuação? Confira, aqui, como aproveitar essa tendência!
É possível diferenciar a atuação no próprio ramo
Empreendedores atuais podem se perguntar e questionar os outros: por que não faziam isso há mais tempo?
A verdade é que existia um mito — bastante informal — de que a mesma marca não consegue vender produtos para nichos variados. A Unilever, por exemplo, está aí para contradizer quem seguia esse paradigma.
Mas esse exemplo não engloba a totalidade do assunto, que pode trazer excelentes resultados para o seu negócio.
Trabalhando com serviços complementares
Mas vamos pensar diferente?
Conheça o seu público
Falamos bastante, por aqui, da necessidade de conhecer o seu público-alvo. Pois é a partir das informações deles que você tem um leque de oportunidades à disposição.
Essa análise de perfil, aliada a uma divulgação física e on-line (as redes sociais são meios de comunicação práticos, acessíveis e econômicos), ajuda a expor o diferencial da sua marca, que está fazendo diferente da concorrência. E isso atrai mais clientes.
Dê o devido valor à sua marca
Mas de nada adianta a diversificação de serviços ou produtos, se você ainda não deu o valor agregado à sua marca.
Por isso, antes de prometer uma série de vantagens extras ao consumidor, cumpra o prometido com o que a sua empresa se propõe a oferecer, primeiramente. É hora de ampliar, diversificar e agregar valor. Nessa ordem.
Assim, você tem pleno controle da sua empresa, diversificando aos poucos, de acordo com as exigências do seu próprio negócio e as naturais limitações cotidianas.
Lembre-se: ainda mais em tempos de crise, nenhum ato deve ser tomado sem o prévio planejamento. Por isso, diversificação, sim! Mas com todos os prós e contras sobre a mesa, e o plano previamente traçado para você alcançar resultados ainda melhores!