O maior objetivo do marketing, obviamente, é vender mais. E para isso, é preciso se aproximar das pessoas, ter a atenção delas e ter sua mensagem assimilada. Mas como fazer isso em um mundo que, a cada dia que passa, aumenta já enorme avalanche de informação a que as pessoas são submetidas todos os dias? A resposta é uma só estar ao lado do consumidor em sua jornada de consumo, que cada vez é mais fluída e híbrida. É preciso fazer parte desta jornada, tornando a marca familiar e presente no cotidiano dos prospects.
E as melhores maneiras de fazer isso são a inteligência de dados, conteúdos relevantes e um ESG cada vez mais evidentes nos planos de marketing. E estes diferenciais podem ser vistos como forças motrizes para as quatro grandes tendências de marketing de 2023:
Inteligência de dados:
Os dados dos consumidores, captados pela própria empresa por meio de seus canais de contato e a automação dos dados é cada vez mais necessária. É esta inteligência que permite a personalização no contato com cada cliente, criando experiências efetivas, que geram a proximidade necessária para colocar a marca na vida do consumidor.
Storytelling:
É importante fazer com que consumidor tenha cada vez mais pontos de contato com a marca, em diferentes canais e contextos nos seu dia a dia – televisão, mídia exterior, conteúdos, games e plataformas de e-commerce.
Humanismo Corporativo:
Mais que colocar o consumidor no centro das atividades e negócios da empresa, é preciso capacitar as equipes internas, para que elas possam analisar dados com eficiência e tenham familiaridade com as novas tecnologias de marketing.
ESG:
As marcas precisam ir além das vendas. É preciso mostrar aos consumidores que a empresa tem propósitos que vão além dos negócios e pratica a responsabilidade ambiental e que realmente investe na diversidade e na inclusão.