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10 termos relacionados à inteligência artificial que sua indústria precisa conhecer

10 termos relacionados à inteligência artificial que sua indústria precisa conhecer

Entenda como NLP e Deep Learning transformam a busca e a interpretação de dados na IA

É mentira que ChatGPT e Gemini têm sentimentos ou responderão de maneira mais educada se você iniciar com “bom dia” ou “boa tarde”.

Você tem essa percepção por conta de dois fenômenos:
a) O Processamento de Linguagem Natural (NLP);
b) O Deep Learning.
O buscador não vai punir você caso escreva algo errado. Além disso, você já deve ter encontrado alguém que diga “pega a coisa lá, no coiso” e você conseguiu entender do que se tratava.
O que a inteligência artificial conseguiu foi estruturar redes neurais artificiais que têm a capacidade de aprender representações complexas de dados (Deep Learning) e reconhecer imagens e informações além da escrita literal, por interpretação (NLP).
Para interpretar uma frase que pode ser escrita exatamente da mesma maneira, mas com significados diferentes a partir do contexto, um buscador como o Google Search vai utilizar:
a) Intent;
b) Bidirectional Encoder Representations from Transformers (BERT);
c) RankBrain.
A intenção de busca (Intent) pode ser:
a) Informativa – quando você quer saber, por exemplo, qual a potência de determinada máquina ou capacidade de produção por minuto ou algo mais simples, como: “por que o gato mia”;
b) Navegacional – quando você acessa um site específico e analisa conteúdos relacionados ou aleatórios;
c) Transacional – aqui a intenção é comprar, provavelmente você sentirá o impacto dos anúncios patrocinados;
d) Outra – entretenimento, educação e por aí vai.
A forma que os mecanismos de busca encontraram para ligar todos os pontos é analisar o que acontece antes e depois da frase em termos de linguagem (BERT), e criar conteúdo relevante para responder de forma cada vez mais precisa às perguntas das pessoas, inclusive buscando substituir por sinônimos palavras e expressões (RankBrain).
O que mudou bastante no buscador do Google, inclusive para acirrar a concorrência com o SearchGPT, é a resposta de inteligência artificial (IA) muito mais robusta e com textos abertos, o que permite, a quem pesquisa, ler boa parte do conteúdo sem sair do buscador para acessar a fonte.
A inteligência artificial consegue estruturar redes neurais artificiais que aprende representações complexas de dados (foto: reprodução)
O que você vê tem três camadas:
a) Snippet: é o trecho do texto que aparece nos resultados da pesquisa, geralmente abaixo do título do site ou da busca.
b) Featured Snippet: é o diferencial das novas respostas. Imagine poder visualizar várias comparações entre máquinas e indústrias sem acessar o link da página das empresas que você está pesquisando.
c) Knowledge Panels ou Caixas do Conhecimento: vários links correlacionados ao tema e sem foco transacional aparecem alocados geralmente à direita da tela.
A evolução da compreensão que a tecnologia tem do nosso pensamento para facilitar as coisas parece fantástica, certo? Porém, você precisa ter cuidado com:
a) Slots: cada campo em que você insere uma informação na internet é um slot. Isso significa que você alimenta os sistemas diretos e indiretos muitas vezes com dados pessoais.
b) Injeção de SQL: invasores podem inserir códigos maliciosos em campos de texto para manipular bancos de dados;
c) Cross-site scripting (XSS): invasores podem inserir scripts maliciosos em campos de texto para roubar informações de usuários ou redirecioná-los para sites maliciosos.
Percebeu que um texto iniciado com “10 termos” é mais atrativo do que um título iniciado com “12 termos”?
A neurociência explica: o número 10 é redondo e cria a sensação de combinação perfeita.
Pode ser que você tenha parado duas frases atrás e retornado para contar quantos termos diferentes o texto tem.
Calma, chegamos no 12º conceito:
Antropomorfização: não é só a tecnologia que faz um esforço tremendo para nos entender. Nós também criamos vínculos emocionais e atribuímos características humanas a equipamentos eletrônicos.
O seu robô de limpeza tem nome? Você conversa com a sua Alexa e conta seus problemas em busca de conselhos? O fenômeno psicológico da antropomorfização é cada vez mais comum em nosso dia a dia.
Agora chega. Preciso ir, o meu notebook está bravo por conta do horário 😊
soulrocket
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