A concorrência comercial é cada vez mais acirrada. E a cada dia que passa, sua principal ferramenta, o marketing digital, torna-se mais relevante, eficiente e complexo. Mas para acompanhar esta evolução, o profissional de marketing da área precisa evoluir. Confira as cinco habilidades essenciais para os profissionais de marketing em 2023:
1
Matemática e Português afiados: é preciso ir além do Photoshop, do Excel e do Illustrator. É preciso saber se comunicar com perfeição e redigir textos com eficiência. O mesmo vale para a matemática, cada vez mais fundamental na era da Big Data;
2
Saber outro idioma: pode ser o Inglês ou o espanhol. Pode ser nível médio ou avançado. Mas dominar outro idioma é fundamental para ter acesso às principais vagas na área de marketing.
3
Conhecimentos abrangentes: estar por dentro dos assuntos do momento em várias áreas é um grande diferencial: economia, atualidades, tecnologias, tudo agrega ao universo do profissional, que passa a ter uma maior capacidade de enxergar os cenários de maneira mais ampla e, por isso mesmo, pode atrair o público de forma mais orgânica e Óbvio, não é para o profissional sair por aí fazendo curso de tudo, mas é interessante que esteja por dentro dos principais assuntos do momento, independente da área. No universo da comunicação, dá pra juntar vários nichos como forma de atrair o público de forma orgânica;
4
Curiosidade é o vetor do aprendizado: quer saber algo sobre sua área de atuação ou do universo de seus clientes? Busque a informação, estude-a e compreenda todos seus detalhes. Quer saber sobre algo que não é (ainda) relacionado ao seu trabalho? Seja curioso e vá atrás! O conhecimento sempre acrescenta e é um aspecto fundamental da criatividade.
5
Aprenda a maravilhosa arte da improvisação: sempre que possível e necessário, tente o novo sem receio. No mundo do marketing, as ideias mais criativas podem trzer mais resultados.